quinta-feira, 4 de julho de 2013

RESENHA: A linhagem por Camila Dornas



Editora: Novo Século
Selo: Novos talentos da literatura brasileira
Autora: Camila Dornas
Ano: 2013
Páginas: 336
Nota: 9

Skoob - Aonde Comprar



Sua família era influente na Inglaterra mas Evangeline não se comportava como qualquer mulher do século XVIII. Era imprevisível, impulsiva e corajosa.  E advinha só? Como uma bela dama ainda poderia estar solteira? Evangeline não estava mais, agora estava noiva. Noiva de um homem que lhe causava arrepios.

Nessa época, a sociedade era ignorante, e seu pai não era muito melhor. Queimavam pessoas em público alegando serem bruxas e estarem fazendo o bem para humanidade. Evangeline discordava, ela tinha um dom, e não uma maldição. 

"Hector sorriu orgulhoso e se banhou com os gritos de bajulação da multidão presente. Tudo que eu enxergava era ele, seu sorriso presunçoso, seu olhar frio e o rosto apavorado da mulher, que chorava sem parar e gritava em agonia."

Gente, eu amei o livro. Ele é narrado em primeira pessoa então é impossível não se identificar com a protagonista, sentir o amor e o ódio junto dela. Evangeline com seus belos cabelos louros e sua grande personalidade, me cativou desde o primeiro instante.

A narrativa é muito gostosa e flui muito rápido, mais rápido até que eu gostaria. Simplesmente não conseguia parar de ler. A autora não deixa fios soltos e todos os personagens tem papéis importantes e decisivos para o enredo da história.

"Toda a minha vida achei que estivesse sozinha, que não havia ninguém que pudesse entender como eu me sentia. E, de repente, do dia para a noite, eu ouvia que havia mais, e não só pelo mundo, mas aqui em Londres; talvez até mais perto do que eu imaginei. "

Algumas partes do livro me irritaram um pouco. Problemas que simplesmente poderiam ser resolvidos com o dom de Evangeline, não são. Porém, a volta que a Camila nos faz dar para a resolução da situação ou do problema, nos traz novas aventuras e situações completamente inesperadas que, apenas nos instiga ainda mais a ler o livro.

Fico muito chateada em saber que o livro não terá uma continuação, acho que seria muito bom repensar. Não que eu tenha achado que o final poderia ser melhor, porque não é este o caso. Simplesmente gostei tanto do livro que queria mais! Camila me surpreendeu com o livro e posso dizer com toda sinceridade que "A Linhagem" se tornou um de meus livros preferidos

"– No meu último suspiro, quando sentir a vida deixar meu corpo, a última coisa de que me esquecerei será o modo como me olha agora."


3 comentários:

  1. Muito ansiosa para ler esse livro! Me parece ser ótimo *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha... ansiosa para ler esse livro!!! bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu to muito ansiosa para o meu exemplar chegar aqui! Ouvi falar maravilhas dele! Sua resenha está otima. Como temos opinioes parecidas na maioria das vezes, acredito que eu va amar tambem! Mas esse Hec aí me deixou meio apreensiva pelo primeiro quote. Ele tava torturando alguem e?

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir