segunda-feira, 27 de maio de 2013

RESENHA: A Hospedeira por Stephenie Meyer



Editora: Intrínseca 
Autora: Stephenie Meyer 
Ano: 2009
Páginas: 560 
Nota: 8 

Skoob




O mundo não é mais o mesmo, houve uma invasão alienígena, e aqui, essa espécie é chamada de alma. Poucos humanos sobreviveram aos anos de ocupação, e os que sobreviveram os buscadores caçam até encontrar, sem descanso. Foi assim que Peregrina veio a esse mundo. 

Melanie era da resistência humana, dos poucos que restaram. Ao ver sua prima Sharon tentando se disfarçar enquanto assistiam um noticiário, a garota deixou o conforto, que era pouco pela situação, de sua casa, e saiu deixando para trás também seu irmão Jamie e seu eterno amor Jared, para encontrá-la. Foi assim que Melanie foi pega pelos buscadores, foi cercada e na hora do desespero, se jogou no poço do elevador, ela preferiria morrer ao ser hospedeira, mas se jogar não foi o suficiente, ela sobreviveu e agora aquele corpo pertenceria a Peregrina. 

Você nunca sabe quanto tempo vai ter.” 

Melanie e Peregrina se comunicam, o que na verdade não deveria ser possível. E, tem também a buscadora, uma alma odiosa que consegue arrumar brigas e discussões até com as almas mais bondosas e pacientes. Ela não dá descanso a Peregrina, enchendo-a de perguntas a quais ela não sabe e também não quer saber responder. Pouco a pouco, Peregrina acaba amando todos aqueles que Melanie amava. São essas duas situações que fazem com que a alma escute a hospedeira e fuja de todos para encontrar Jamie e Jared.

Elas procuraram dias e dias por eles no deserto, onde seria o esconderijo de seu Tio Jeb, mas nada encontram e isso quase as leva a morte. Foi Jeb quem as encontrou e acabou levando-as para seu esconderijo onde a alma não foi bem aceita e é aí que a história realmente começa.

- Você tentou me matar e agora está me protegendo?
- O mundo é estranho não é?
Preciso admitir que o livro me surpreendeu bastante, sempre pelo preconceito da autora, por mais que me interessasse pela sinopse nunca tinha parado pra ler, até agora. Gostei bastante da história, é bem interessante e bem desenvolvida, ela não deixa fios soltos, o que é bem legal. Mas a narrativa é de matar, ela é muito detalhista, chega até ser exagerado e eu não gostei disso, você perde muito tempo narrando os detalhes e os acontecimentos se perdem. 

As primeiras 150 páginas foram maçantes, cansativas e muito chatas. Mas eu como uma boa leitora, não abandonei o livro, continuei lendo e me surpreendi. A narrativa se torna menos cansativa e um pouco menos detalhada, o que já fez com que meu interesse ao livro voltasse. O livro melhorou, e muito, a leitura passou a ser gostosa e fluiu rapidinho. Certas coisas me irritaram, como a Peregrina sempre ser tão desconfiada e sempre estar com aquela paranoia de estarem querendo matá-la.

Mas pra mim o ponto forte do livro foi quando Ian apareceu, posso te dizer com toda certeza, que é a minha paixão literária não só do momento, mas será pra sempre, posso te garantir que assim será. Ele é um poço de amor, muito carinhoso e super protetor. Simplesmente amei.

Infelizmente acho que Meyer pecou um pouco pela narrativa, mas apenas isso porque quem não tem paciência, acaba largando o livro logo e acaba dando má fama. Gostei bastante do final, mas infelizmente ele era muito previsível, pelo menos para mim. Fiquei feliz com a forma como ele acabou e acho que quem é Team Ian deve ter gostado também.

Termino a resenha com a minha citação preferida e que com certeza me fez chorar quando estava lendo o livro. Espero que tenham gostado, deixem nos comentários o que vocês acharam do livro quando leram. Não esqueçam de curtir a page, está aqui na direita. Beijos, Rê.
"Eu, a alma Peregrina, amo você, humano Ian. E isso nunca vai mudar, não importa o que possa acontecer. Fosse eu um Golfinho, um Urso ou uma Flor, pouco importaria. Eu sempre o amaria, sempre lembraria. Você será meu único parceiro."


5 comentários:

  1. Rê, adorei sua resenha, você conseguiu passar da melhor maneira possível todos os meus sentimentos do livro. Confesso que na minha resenha não falei tudo que eu queria falar, mas você falou tudo que eu precisava ter dito rs
    Uma ótima resenha, recomendo a quem não leu ler este livro o mais rápido possível, e ter calma também rs

    ResponderExcluir
  2. Oie! Eu adoro esse livro! O começo é bem chatinho, e nas primeiras 150/200 páginas eu demorei tipo uma semana pra ler. Daí pro final li o restante em tres dias, de tao bom que fica! Vale a pena ter paciencia e continuar a leitura! Adoro a Peg, o Jamie, o Ian <3 e o Jeb. Não gostei muito da Melanie, mas depois ela me conquistou. O Jared é que não tem jeito... Não gostei do personagem e ponto final. Adorei a resenha!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também odeio o Jared, não fui com a cara dele desde o começo e a Melanie só me conquistou no final do livro! Beijos, Rê

      Excluir
  3. Renata a primeira coisa que quero falar é que achei sua resenha reveladora demais para quem ainda nao leu o livro, mas para mim já que li adorei relembrar um pouco.
    Diferente de vc amei o livro e nao achei nenhuma parte chata, pelo contrario adorei cada detalhe. Também adorei o Ian.
    Enfim parabéns pela leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que achou reveladora? Eu parei antes do que a maioria para, acho que não contei nada de mais. Vou tomar mais cuidado na proxima, obrigada pela dica.
      Beijos, Rê

      Excluir